Ecovilas Brasil

0 comments

Vida Simples – Cidade e Campo

cidade campo

Uma cena… um campo com cheiro de flores e a vista das montanhas ao fundo… Uma casa pequena e jeitosa, a brisa, o canto dos passarinhos que voam de árvore em árvore. O sol ilumina um dia de céu azul.

Outra cena… Uma cidade com carros indo e vindo, levantando uma poeira que fica no ar. Movimento de pessoas falando, olhando para seus celulares, diversos tipos de som, inclusive o da obra da esquina. Muita velocidade…

Ambas cenas são bem comuns e estão no imaginário de todos nós. Automaticamente a primeira cena nos remete a uma situação de paz e a segunda cena nos remete a uma situação de tensão.

Assim é aquela típica técnica de relaxamento: “Feche os olhos… se imagine num campo florido no meio da natureza… respire profundamente esse ar puro… sinta a brisa que acaricia sua pele… sinta essa calma…”

Possivelmente para uma parte das pessoas isso funcionará, e a paz realmente chegará, mesmo que estejamos numa sala no meio da cidade.

E existe outra parte, daqueles que não se identificam com a natureza, por acharem tudo muito parado, monótono e selvagem… Para esse tipo de pessoas possivelmente isso não funcione, pois a paz provavelmente está no urbano…

Viajando por Ecovilas e Comunidades, conheci muitas pessoas que saíram de suas cidades e foram morar no campo em busca de uma vida mais simples, mais feliz. Depois de um tempo a grande parte retornava para casa decepcionado com alguma coisa, por não ter encontrado a tão sonhada vida sem confusão, sem estresse nem medos…

Entendendo aqui que Vida Simples é uma vida mais calma, com mais paz e felicidade, então onde está essa Vida Simples? Na Cidade ou no Campo?

Existem diversos tipos de pessoas, e diversos tipos de opiniões do que é simples ou não, de onde há simplicidade e onde não há, e todas são reais e verdadeiras porque é a forma que cada um de nós vê, entende e experiência os fatos e a vida.

Seguindo esse pensamento, a Vida Simples, a Paz, a Felicidade vêm de como significamos as coisas, de como encaramos nossas experiências, e isso é relativo de pessoa para pessoa, é subjetivo. Não depende somente do meio onde estamos inseridos, se estamos cheio de confusão mental e questões emocionais, estaremos assim onde quer que estejamos, pois levaremos o que temos em nosso interno para qualquer lugar que formos.

A Vida Simples depende muito mais da nossa perspectiva de Mundo, de como estamos recebendo as informações do nosso dia a dia, de como estão nossos pensamentos, nossas emoções, nosso estado de presença.

Vamos lá!!! Aonde está sua Vida Simples? Na Cidade ou no Campo?

RAFAEL TOGASHI

Leave A Comment