Ecovilas Brasil

3 comments

O que as Ecovilas tem de mensagem para um Mundo Melhor?

A rede de Ecovilas é um caminho para a Sustentabilidade que de um tempo para cá tem tomado cada vez mais força e tamanho.

Muitas pessoas já optaram por esse estilo de vida e estão indo morar em ecovilas, ou vilas e comunidades…

 

findhorn 1


Além de um assentamento humano as Ecovilas nos traz muitas mensagens, reflexões de como viver e perceber o mundo. E isso vale para qualquer pessoa onde quer que esteja morando, seja numa Ecovila, no Campo ou na Cidade.

Muitos paradigmas são trabalhados como competição e colaboração; conservação ambiental; ganha-perde e ganha-ganha; espiritualidade socialmente engajada, e por ai vai…

bioconstrucao bambu


A harmonia com a natureza é essencial para o nosso sobreviver, técnicas de bioconstrução buscam isso com a utilização de materiais que não degradem o ambiente, conseguindo conservar recursos naturais para que a espécie humana possa existir durante muitas gerações adiante.

rios

 

A recuperação e preservação de rios e nascentes são atitudes que muitas Ecovilas praticam, a falta de água e muitos outros recursos são algumas das dificuldades ecológicas que vem assombrando a humanidade.

ecovilas 1


Jogos Cooperativos são uma ferramenta para despertar a nossa visão que colaborando uns com os outros podemos ser melhores e mais fortes, é o caso do círculo das cadeiras humanas, enquanto todos estiverem sentados o elo ficará firme, mas se uma pessoa sai tirando o apoio do outro o elo todo se rompe e todos caem 
no chão.

jogos colaborativos


O paradigma da colaboração nos traz a noção que devemos entrar num jogo ganha-ganha, onde todos que estão nesse “jogo da vida” saem ganhando, seja dinheiro, seja felicidade, seja amizade, o importante é todos saírem ganhando. Enquanto o ganha-perde predominar nunca haverá sustentabilidade e parte deste sistema sempre estará insatisfeito e em desequilíbrio.

danças circulares


Estar em contato com um conjunto de pessoas é natural, faz bem a saúde, trabalha o campo das emoções, nossas dificuldades de relações faz o mundo ir num caminho de relações superficiais e distantes, gerando tristeza e depressão. As Ecovilas se enxergam como laboratórios, onde se experimentam como podemos viver juntos, trazendo técnicas como resolução de conflito, danças circulares, rodas do sagrado e muito mais… gerando mais felicidade e sentido de vida.

visao de mundo

Acredito que a grande mensagem que todas Ecovilas querem passar para o mundo é uma Cultura de Paz, que todos os seres possam viver felizes e em harmonia. É um caminho de uma espiritualidade socialmente engajada, onde aquele com espírito elevado saberá aceitar diferenças de opiniões e expressões, sendo pura compaixão e tendo todas suas atitudes boas para si mesmo, para os outros, para a natureza, para o universo, sempre belo!


Convido todos para refletirem comigo:

Todos esses valores e visões de mundo dependem do meio que estou inserido ou apenas de mim mesmo?
Eu moro numa Comunidade?
Se não é uma Comunidade onde é que eu moro?

RAFAEL TOGASHI

3 Comments

  1. ivan |

    Parabéns pelo trabalho aqui, mas percebo que vosso conceito de ECOVILA se restringe a esses 11 tópicos: 1.Produção local e orgânica de alimentos;
    2.Utilização de sistemas de energias renováveis;
    3.Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou arquitetura sustentável);
    4.Criação de esquemas de apoio social e familiar;
    5.Diversidade cultural e espiritual;
    6.Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
    7.Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
    8.Educação transdisciplinar e holística;
    9.Sistema de Saúde integral e preventivo;
    10.Preservação e manejo de ecossistemas locais;
    11.Comunicação e ativismo global e local.
    A meu falta um duodécimo tópico no elenco acima… falar de propriedade / recursos financeiros para adquirir os recursos materiais a serem trabalhados em comum infelizmente é um TEMA TABU para muita gente… Este trabalho morto (o capital) que são os recursos materiais, pode (e deve) ser auto gerido coletivamente, enfim, emancipado do jugo do capital… Por que não se toca nesse nó górdio que é discutir DAONDE VIRÃO OS RECURSOS MATERIAIS PARA VIABILIZAR O ESFORÇO DOS RECURSOS HUMANOS EMPREGADOS E LIBERTAR UMA TERRA (recursos naturais) ?
    Muitos já perceberam a bobagem de restringir a participação em ecovilas ao pagamento de COTAS FIXAS, e a utilidade de se usar a propriedade privada individual, em disponibilidade em quantias variáveis em mãos de pessoas interessadas em viver e trabalhar em comum, para SUPERAR A PROPRIEDADE PRIVADA, rumando assim para uma autossuficiência INTEGRAL (energia, alimentação, educação, etc) a cargo de uma pessoa coletiva, uma autêntica comuna, ou, na forma hoje admitida em lei e mais próxima disso, como uma cooperativa integral de trabalho sobre a vossa terra comum, informo que até o final do ano estamos formalizando a ASSOCIAÇÃO MUTUAL que entre outros serviços de apoio mútuo, vai gerenciar fundos solidários, um desses o NOSSO FUNDO SOLIDÁRIO que vai coletivizar a propriedade que já temos em vista. Nosso fundo que vai nos auto financiar em nossa cooperativa integral de trabalho sobre aquela determinada terra. Nossa mutual estará de portas abertas para recebê-los como associados para formarem o vosso fundo solidário específico, a ser administrado conjuntamente por nós para proveito e auto financiamento do vosso projeto: https://www.facebook.com/groups/comunarestaurada/

    View Comment
    Responder
  2. Anders Bateva |

    “A recuperação e preservação de rios e nascentes são atitudes que muitas Ecovilas praticam, a falta de água e muitos outros recursos são algumas das dificuldades ecológicas que vem assombrando a humanidade.”

    É, preservar a água potável dá uma imensa vantagem sobre as cidades comuns… Mas se as cidades comuns continuarem contribuindo tanto para o aquecimento global e desmatamento (de grandes áreas fora dos terrenos das ecovilas), as nascentes e rios podem secar, mesmo com todas as medidas a fim de evitar isso.

    View Comment
    Responder
  3. soraya heinar |

    Vida em comuna e meu projeto de vida ha 30 anos.
    Dificil unir e conscientizar..mas sinto cafa vez mais forte o movimento!Temos 15 alqueires disponiveis. Em Cunha falta intetessados em comprar as cotas.
    Este modelo de vcs e mto lindo.

    View Comment
    Responder

Leave A Comment