Ecovilas Brasil

3 comments

As 10 ecovilas e comunidades visitadas pelo Ecovilas Brasil

Esse roteiro é parte do projeto de um documentário sobre ecovilas e comunidades do Brasil. Passamos 3 meses viajando, de outubro à dezembro de 2014 conhecendo esses lugares lindos, vivenciando esse estilo de vida e captando imagens para o filme que sairá em junho de 2015!

palestra-05

1. El Nagual

Situada em uma bela região de Mata Atlântica em Santo Aleixo, região metropolitana do Rio de Janeiro, a ecovila El Nagual surgiu do desejo do casal de estrangeiros, Mari e Eraldo, de transformar sua pousada em uma comunidade com foco em educação ambiental e arte. O local oferece visitas guiadas e cursos de Permacultura, Mosaico, Bioconstrução e muito mais. O programa de voluntariado em El Nagual é de no mínimo 1 mês e o voluntário paga um valor diário para custos de alimentação e estadia.

el_nagual

www.artnagual.com.br

2. Terra Una

É uma ecovila localizada na APA da Serra da Mantiqueira, em Liberdade, Minas Gerais. Foi fundada por grupo de amigos em 2003, com a intenção de ser um espaço de moradia, educação, trabalho e lazer. É sede para diferentes tipos de cursos e projetos, incluindo Educação Gaia, residências artísticas e o estúdio de música Gayatri…
No final de 2014 inauguraram uma linda escola, baseada na pedagogia Waldorf.
Está aberta para receber voluntários por temporada. Não oferecem serviço de hotelaria, mas abrem suas portas para os que desejam conhecer e curtir a natureza ao redor.

terrauna

www.terrauna.org.br

3. Comunidade Dedo Verde

A Dedo Verde é uma comunidade urbana localizada no bairro da Saúde na capital de São Paulo. Há pouco mais de um ano, os sete amigos que se conheceram nas danças circulares vivem de forma comunitária em uma casa de quatro andares, onde também funciona um centro de luz. Conectada à Piracanga, a comunidade recebe cursos imersivos de Leitura de Aura e oferece cursos de Meditação das Rosas, Danças Circulares, além de palestras, encontros de meditação e atendimentos de leitura de aura.

 

dedo_verde

www.facebook.com/pages/Comunidade-Dedo-Verde

4. Ecovila Tibá

A Ecovila Tibá está situada em São Carlos, perto da cidade de Campinas em São Paulo. A Ecovila tem como busca um convívio comunitário onde há muito espaço para a diversidade humana e diversas formas de pensar e ver o mundo. Dessa abertura e equilíbrio da diversidade nasce um lugar onde tem uma vida rica e harmoniosa. A Ecovila é um ótimo lugar para criar as crianças, fica perto da cidade e trabalham muito o conceito da Permacultura. Se organizam em torno das pétalas permaculturais e seus princípios, dando grande foco a produção de alimentos orgânicos.

 

tiba

www.facebook.com/EcovilaTiba

5.Ver(a)cidade

A Veracidade é um coletivo de permacultura situado num bairro central de São Carlos, é uma experiência de fazer da cidade um ambiente diferente de se viver, mais conectado com a natureza. O coletivo oferece diversos cursos e serviço de permacultura, como minhocário e agricultura urbana. Também fomentam compras coletivas de produtos orgânicos. Um ótimo lugar de referência para quem busca irradiar para a cidade uma vida mais conectada com a natureza e com relações humanas.

 

veracidade

www.veracidade.eco.br

6. Piracanga

Nasceu do sonho de um grupo de pessoas que desejavam viver em comunhão com a natureza, interior e exterior. Esse sonho foi acolhido por terras e coqueiros baianos, em Itacaré, há mais ou menos 10 anos.
É sede da comunidade Inkiri, do centro holístico e da ecovila.
O trabalho espiritual e o desenvolvimento do Ser são prioridades em Piracanga. Esse caminho pode ser feito através de atividades diversas, seja na sala das artes, através da Escola de Serviço, Universidade Livre, Casa de Terra (trabalho permacultural), cozinha, escola de música e cursos oferecidos pelo Centro Holístico.

 

piracanga

www.piracanga.com

7. Vila Yamaguishi

A Vila Yamaguishi é uma comunidade constituída em sua maioria por japoneses e descendentes, que começaram há mais de 27 anos a viver e trabalhar em uma terra em Jaguariúna – SP à partir dos princípios da filosofia Yamaguishi. Hoje a Vila é referência em produção de orgânicos e a galinha de ouro são seus ovos, já considerados os melhores do Brasil. Além do trabalho com a terra, o foco é o conhecimento de si mesmo e para isso a vila oferece cursos imersivos das técnicas japonesas de autoconhecimento Tokkou e Naikan. Nas férias de janeiro e julho acontecem a Vila Paraíso e Vila Mundo – vivências de comunidade e contato com a natureza para crianças e jovens.

 

vila_yamaguishi

www.associacaofelicidade.org.br/

8. Instituto Arca Verde

O Instituto Arca Verde fica em São Francisco de Paula – RS, é bem consagrado na região pelo sua experiência com proteção ambiental e estudos de design para a sustentabilidade. Oferece diversos cursos como Agrofloresta, Bioconstrução e Sagrado Feminino. Vale a pena passar um tempo de voluntariado neste lugar, bebendo dessa fonte de conhecimento, aprendendo receitas diversas na cozinha comunitária e aproveitando um grande e maravilhoso Lago que abençoa a comunidade, criando um espetáculo único na Lua Cheia.

 

arca_verde

www.arcaverde.org

9. Ecovila Karaguatá

A Ecovila Karaguatá está situada em Santa Cruz do Sul na Cidade de Porto Alegre – RS, atualmente no espaço físico construído moram 3 famíllias, que atuam muito no Cuidado, o cuidado consigo, com o outro, com a natureza, com todas as consciências. Praticam meditações, realizam mutirões, produção de papel reciclado, trabalhos na terra e terapias. São músicos natos e pra quem curte tirar um som vale a pena conferir esse ambiente que respira poesia.

 

karaguata

www./karaguataecovila.wordpress.com/

10. Comunidade Osho Rachana

A Osho Rachana foi fundada há 10 anos por terapeutas da bioenergética que buscavam realizar um trabalho mais profundo não só com outros mas também em si mesmos. A comunidade está situada a uma hora de Porto Alegre – RS, onde também está o centro de meditações ativas do Osho e terapias, Namastê. Na comunidade acontecem cursos imersivos de autoconhecimento e atividades muito divertidas que integram a comunidade com pessoas de fora como a Gincana Namastê e o Carnawow.

 

osho

 

www.oshorachana.com.br

3 Comments

  1. Yanina Anabella Testa |

    Adorei o site, as informações bem precisas. More em Piracanga e foi uma das experiencias mais transformadoras da minha vida e da vida de muitas pessoas. Tambem ajudei a construir a comunidade dedo verde, foi lindo !!! Agradeço demais por sua pesquisa e compartilhar <3 Somos um.

    View Comment
    Responder
  2. Paulo Roberto de Oliveira |

    Estou a Procura de uma área em Minas Gerais para iniciar uma eco-vila para pessoas homens e mulheres acima dos 60 anos com experiencia já vivenciada em comunidades dos anos 70 pra cá. Preferencia por pessoas voltadas para espiritualidade sem distinção de credo.

    View Comment
    Responder

Leave A Comment